Pular para o conteúdo

Fonte de magnésio, zinco e vitamina B1, proteína suína é opção para dieta equilibrada

Tida como resolução de Ano Novo, muitas pessoas começam a dieta em janeiro, porém, não sabem quais ingredientes e alimentos inserir no dia a dia. A proteína suína, uma das mais utilizadas no Brasil, é uma opção bastante viável para elevar a oferta proteica das refeições e aumentar a saciedade de quem consome.

“Além da saciedade, a carne suína tem vitaminas como B1, B3 e b12 que atuam na prevenção de anemias e quantidades significativas de magnésio, zinco e potássio sendo uma ótima opção para acrescentar na alimentação da criançada também”, afirma a nutricionista Kassia Oliveira. Todavia, há cortes mais recomendados, como lombo e filé-mignon, que são mais magros e, por isso, mais indicados para quem está fazendo dieta.

A Alegra, indústria de proteína suína com foco no bem-estar animal, preparou três receitas com os dois cortes indicados acima, que podem ser preparadas em diferentes refeições. Confira:

Café da manhã com ovos perfeitos e pão tostado

Ingredientes:

– 2 pães redondos dê preferência integral ou de grãos;
– 200g de lombo defumado finas fatias Alegra;
– 2 ovos;
– 1 colher (sopa) de manteiga;
– Pimenta preta e páprica;
– Tomate cereja a gosto;
– Sal.

Modo de preparo:

Corte os pães ao meio, passe uma fina camada de manteiga ou azeite de oliva e os coloque numa frigideira antiaderente com a gordura para baixo. Leve ao fogo para aquecer até tostar levemente a superfície cortada do pão.
Ferva uma panela pequena com água, coloque os ovos com cuidado para não rachar e
cozinhe por 4 minutos. Escorra e deixe esfriar em água corrente o suficiente para que consiga manipular. Descasque cuidadosamente os ovos e os deixe imersos em água quente até o momento do consumo.
Sirva os pães com as fatias de lombo Alegra, os tomatinhos picados ao meio e o ovo cortado ao meio. Polvilhe com sal e pimenta preta moída na hora.

Rendimento: 2 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Risoto de filé-mignon suíno ao shoyu e alecrim

Ingredientes do caldo de legumes:

– 2 cebolas;
– 2 cenouras;
– 1 maço de salsão;
– 1 cabeça de alho;
– Tomilho a gosto;
– Louro a gosto;
– Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo do caldo de legumes:

Descasque e corte todos os vegetais em cubos.
Aqueça a panela, coloque um fio de azeite e adicione os legumes cortados. Refogue, mas cuidado para não queimar, o que pode amargar o caldo.
Deixe o fogo baixo e adicione água para cobrir os vegetais dois dedos acima.
Em seguida, adicione as especiarias: tomilho, louro e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 45 minutos (no mínimo) para extrair todo o gosto dos legumes no caldo.
Feito isso, peneire a mistura e guarde em um recipiente com tampa na geladeira.

Ingredientes para o risoto e a carne:

– 750g de filé-mignon Alegra;
– 3 xícaras (de chá) de arroz arbóreo;
– 1 cebola média picada;
– 1 taça de vinho branco seco;
– 2 colheres (de sopa) de manteiga;
– 2 litros de caldo de legumes;
– 50g de queijo parmesão ralado;
– Suco de 3 limões;
– 1 ramo de alecrim;
– Pimenta-do-reino a gosto;
– Shoyu a gosto;
– Azeite a gosto;
– Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela adicione a manteiga e a cebola e deixe cozinhar rapidamente. Coloque o arroz arbóreo e misture bem.
Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar.
Assim que o arroz começar a secar, acrescente as primeiras conchas do caldo e vá mexendo. Adicione mais, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais. Esse processo é constante, assim o arroz não gruda no fundo da panela até o grão começar a ficar cozido e al dente.
Depois, coloque o suco do limão coado e deixe o risoto secar um pouco mais. Continue mexendo e experimentando.
Acrescente o queijo ralado e acerte o sal se for necessário.
Desligue o fogo, coloque a última colher de manteiga (que deve estar gelada) e mexa até ela derreter. Isso vai dar brilho ao seu risoto. Reserve.
Agora, prepare o filé mignon. O corte Alegra já vem temperado, basta cortar em bifes e grelhar em uma frigideira com um fio de azeite até ficarem bem cozidos.
Depois, adicione o ramo de alecrim e o shoyu para dar uma cor bem bonita na carne, mas coloque pouco para não salgar o corte. Para servir, coloque as tiras de carne por cima do risoto e, se você gostar, salpique pimenta-do-reino moída.

Filé-mignon na pressão

Ingredientes:

– 1kg de filé mignon suíno Alegra;
– 2 unidades de folha de louro;
– 4 dentes de alho picados;
– 1/2 colher de alecrim;
– 2 colheres e salsinha picada;
– 50ml vinho branco;
– 4 colheres de óleo;
– Pimenta-do-reino a gosto;
– Sal a gosto.

Modo de preparo:

Faça pequenos furos na carne usando uma faca de ponta, isso fará que o tempero penetre melhor e o filé fique temperado por igual.
Em um saco alimentício, coloque o pedaço de carne e todos os temperos – menos o óleo. Feche o saco, esfregue todos os temperos na carne e deixe marinando por pelo menos duas horas.
Depois que a carne marinar, aqueça a panela de pressão com o óleo em fogo alto. Então, coloque o filé-mignon suíno temperado sem o molho.
Doure a carne de todos os lados, acrescente o molho da marinada e adicione água quente o suficiente para cobrir toda a peça.
Tampe a panela de pressão e cozinhe por 30 minutos em fogo alto. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Abra a panela, leve para o fogo novamente e deixe a carne cozinhando até o caldo caramelizar a carne.
Retire do fogo, aguarde 5 minutos antes de fatiar a carne e servir.
Sobre a Alegra Foods

 

Criada em 2015, a indústria de alimentos Alegra, localizada em Castro (PR), é a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Hoje, a empresa emprega mais de 1.600 colaboradores diretos e beneficia mais de 5 mil famílias dos Campos Gerais. Ao todo, em 2020, processou mais de 86 mil toneladas de carne suína que compõem 11 linhas de produtos e exportou mais de 2 mil toneladas de proteína suína para 32 países.