Conhecido como o “Camaleão do Rock”, David Bowie era um artista criativo, inovador, múltiplo e a forma como se expressava musicalmente e socialmente influenciou gerações. Neste sábado, 08 de janeiro, o cantor e compositor completaria 75 anos, se não tivesse nos deixado em 2016, vítima de câncer. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento sobre a execução das músicas de Bowie no Brasil.
“Under pressure”, canção de Bowie em parceria com a banda Queen, formada por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, foi o grande destaque do estudo. Nos últimos 10 anos, “Under pressure” foi a música de autoria do artista mais tocada no Brasil e a mais gravada por outros intérpretes até agora.
Neste período, mais de 70% do que foi distribuído em direitos autorais de execução pública para Bowie foram provenientes dos segmentos de Rádio, Shows e TV. Quando suas músicas são tocadas no Brasil, seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98).
David Bowie tem 534 músicas e 2.550 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
Ranking de músicas de David Bowie mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)
1 – Under pressure – Brian May / Bulsara Freddie / David Bowie / John Deacon / Roger Taylor
2 – Heroes (we could be) – Brian Eno / Alesso / Tove Lo / David Bowie
3 – Let’s dance – David Bowie
4 – The man who sold the world – David Bowie
5 – Modern love – David Bowie
6 – This is not America – Lyle David Mays / David Bowie / Pat Metheny
7 – Heroes – Brian Eno / David Bowie
8 – Rebel rebel – David Bowie
9 – As the world falls down – David Bowie
10 – Starma – David Bowie