A morte precoce do cantor Maurílio comoveu o Brasil. A partida do cantor sertanejo, que faleceu, aos 28 anos, após sofrer um tromboembolismo pulmonar, mexeu muito com os fãs e até com pessoas que não conheciam o artista. Ver alguém partir de maneira tão inesperada deixa saudade e o processo de luto é difícil, mas necessário para familiares, amigos e admiradores do trabalho do músico.
De acordo com Francesco Pellegatta, um dos profissionais mais renomados em Programação Neuro-linguística (PNL) e técnicas de estudo comportamental dos últimos anos, existem técnicas para passar por esse período de forma menos traumática. Da mesma forma, é possível utilizar a PNL para lidar com esse primeiro momento de choque e luto:
“A PNL nos ajuda a estar no controle dos nossos pensamentos e, particularmente, das nossas representações internas. Simplificando a linguagem, todos nós criamos uma representação da realidade em que temos imagens, sons e sensações. As características dessas representações são chamadas de ‘submodalidades’. Precisamos prestar atenção nessas ‘submodalidades’ porque em um momento delicado e de processamento do luto podemos ter a tendência a usar representações negativas. Quando isso acontecer, é bom parar por um minuto, pensar em algo positivo e voltar a processar os nossos pensamentos.”
Buscar apoio emocional em conjunto
O italiano, formado em psicologia na Anthem University, explica que é possível aplicar técnicas coletivas para quem esteja sentindo de maneira mais profunda a perda do cantor e que o apoio emocional e mental é fundamental:
“Existem muitas técnicas e abordagens, como a Time Line Therapy® que possui resultados bem rápidos. Mas é muito importante destacar que qualquer técnica escolhida por familiares e amigos próximos seja aplicada por um profissional qualificado. Uma dica, não terapêutica, seria estar perto um dos outros. Para uma família, uma perda desse porte é sem dúvidas devastadora. É importante sempre lembrar que cada um tem um tempo diferente para processar a perda.”
As 5 fases do luto
Francesco explica também que o processo do luto varia de acordo com o indivíduo, ou seja, não tem um prazo para superar uma perda como a do cantor Maurílio. Assim, para passar por todas essas etapas, o master trainer em hipnoterapia acredita na multidisciplinaridade das terapias:
“Existem 5 fases do luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Nos casos mais importantes é necessário o acompanhamento psicológico. A PNL, assim como outras técnicas complementares, podem contribuir muito na absorção deste processo. Terapia psicológica é absolutamente necessária para trabalhar todos os detalhes do luto e, ao mesmo tempo, técnicas como a Programação Neurolinguística podem nos ajudar a superar a dor bem mais rápido.”
Focar em outras coisas
Francesco afirma que é interessante colocar esse amor dos fãs pelo ídolo em outras atividades. Buscar manter a mente ativa e pensando em outros assuntos é importante neste momento:
“Acredito que o cantor ficaria muito feliz e orgulhoso em saber que muitos fãs ficaram mais fortes psicologicamente por causa dele, que de alguma forma ele contribuiu para melhorar a vida de alguém. Então, se você gostava da simplicidade dele, comece a ser mais positivo na vida. Se você gostava da excelência vocal do Maurílio, comece a trabalhar para ter a mesma excelência no seu trabalho. Esses são apenas alguns exemplos. Pessoalmente acho que esse seria o melhor tributo que os fãs poderiam fazer”.
Mais sobre Francesco Pellegatta:
Nascido na cidade de Como (CO), no norte da Itália, Francesco Pellegatta é formado em psicologia na Anthem University, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, filiou-se à American Psychological Association e se tornou uma das 20 pessoas no mundo condecoradas como Master Trainer de Hipnoterapia.
Atualmente, Francesco é a única pessoa a ser certificado simultaneamente como Master Trainer de PNL pela American Board of NLP (ABNLP) e pela a Association for Integrative Psychology (AIP). O italiano também consta entre os Master Trainers reconhecidos pela Association For NLP (ANLP) do Reino Unido.