Duas macrotendências devem invadir os quartos infantis em 2021. Especialistas acreditam que a natureza e a sustentabilidade tomem conta dos ambientes para crianças e bebês no ano que se inicia. Matéria-prima natural, tons terrosos e móveis versáteis estão entre as apostas.
Além de ser importante na hora do descanso e do sono, o quarto infantil deve ser propício à imaginação e ajudar a construir a percepção do mundo. Por esse motivo, o ambiente conta com uma série de detalhes, que vão desde kit berço a objetos de decorativos.
Segundo a decoradora de ambientes, Maria Otília Scarano, as novidades de decoração surgem dos pensamentos e das necessidades dos consumidores. Diante de mais um ano sob os efeitos da Covid-19, a busca por um futuro mais agradável vem se confirmando como tendência.
“Como tivemos um ano muito difícil, a tendência aponta para o sustentável: economizar mais para o planeta, buscar uma saúde ficar melhor. O destaque do próximo ano se baseia na sustentabilidade e pode aparecer em diferentes ambientes”, explica a decoradora.
Os cômodos infantis devem trazer essas noções, por meio dos móveis, artigos de cama, luminárias e quadros para quarto de bebê.
Decoração com foco na natureza
Decoração de floresta e animais continuam em alta no próximo ano (Foto: Divulgação/Lilibee)
A decoração com foco na natureza tem sido bastante popular nos quartos infantis e, em 2022, o tema deve se fortalecer. Quartos com foco em motivos animais, florestas e até elementos místicos, como fadas, ganham destaque. A ideia natural é reforçada em outras duas tendências do setor: os materiais naturais e os tons terrosos.
Materiais naturais
Luminárias, cestos e cachepôs de palha ajudam a reforçar o apelo à natureza (Foto: Divulgação/Lilibee)
A natureza aparece também nos materiais de mobiliário e decoração. De acordo com Maria Otília, a sustentabilidade tem foco na escolha da matéria-prima. “Acredito que a tendência vá para o lado natural de juta, palha, madeira e fibras, pois são sustentáveis e que não agridem muito a natureza. A ideia é usar o que temos de mais rico”, pontua.
Madeira e palha, por exemplo, podem ser utilizadas não somente em móveis como também no revestimento das paredes. Os materiais proporcionam sensação de aconchego, tornando o cômodo mais confortável para a criança.
Tons terrosos
Tons de madeira e bege são acolhedores. (Foto: Divulgação/Lilibee)
A tendência dos tons terrosos também segue busca pelo natural e pelo conforto. O uso de cores quentes, como laranja, bege e marrom, em diferentes intensidades, passam uma ideia de aconchego ao ambiente.
As colorações podem aparecer ao lado de tons neutros e até mesmo de cores mais vibrantes, dependendo do tema escolhido para decorar o cômodo. A moda pode ser incorporada em diferentes elementos do quarto infantil, como paredes, móveis, quadros e luminárias.
Móveis versáteis
Cama montessoriana é destaque no próximo ano. (Foto: Divulgação/Lilibee)
Outro ponto forte nas tendências de decoração infantil para 2022 é o uso de móveis versáteis. A escolha desses itens estimula o consumo consciente, ao permitir o uso dos mesmos artigos por um longo período, acompanhando o crescimento da criança.
A cama montessoriana, por exemplo, segue essa ensejo, oferecendo autonomia para o pequeno no decorrer de seu desenvolvimento. Os móveis permitem que a criança consiga se deitar ou usar a cama com mais facilidade e ainda ajuda a reduzir o risco de acidentes.