Pular para o conteúdo

A importância da ergonomia nos ambientes corporativos

 

A relação saudável entre pessoas e o ambiente de trabalho é sempre uma prioridade pensada em primeiro plano nos projetos de arquitetura corporativa. O planejamento de um ambiente ideal para o trabalho, por exemplo, requer determinada atenção detida a critérios importantes, em função de uma série de valores que entram em cena na hora de idealizar os espaços. 

“Para uma convivência saudável, os espaços precisam assegurar não somente a identidade da empresa, mas também é preciso levar em conta todas as normas vigentes, aliadas ao menor custo de execução”, destaca Luciana Araújo, arquiteta e sócia da Óbvio Arquitetura. 

Do ponto de vista de quem propõe a composição de espaços físicos, principalmente para empresas nas áreas de inovação, é necessário que o ambiente transmita sensações na medida certa, visando o bem-estar e a tranquilidade entre os colaboradores. 

Os padrões ergonômicos visuais, por exemplo, surgem como regras fundamentais para uma boa produtividade. Como a capacidade de percepção e as características e atributos de determinadas tarefas, que influenciam na qualidade das habilidades visuais do usuário e, consequentemente, podem interferir nos níveis de desempenho.

“O espaço influencia diretamente no estado emocional, na produtividade, criatividade e na empatia entre os colaboradores. Que a depender das condições às quais os espaços são desenvolvidos, é possível que um ambiente mal planejado consiga comprometer a motivação e disposição dos colaboradores”, reforça a arquiteta.

Equilíbrio

Sabendo da importância dos critérios mais técnicos de adequação dos ambientes de trabalho, há também o cuidado de garantir uma qualidade estética agradável, responsável pela boa performance de acolhimento dos espaços em geral. A arquiteta conta que o desafio é conciliar as regras de ergonomia aliada a uma boa apresentação visual, e ela ainda destaca a questão da acessibilidade nos orçamentos. 

“Quando idealizamos um projeto, precisamos equacionar uma série de fatores para atender o cliente de forma mais assertiva o possível. É necessário atingir um equilíbrio entre preço, design, decoração e praticidade, onde tudo isso funcione em favor da necessidade dos nossos clientes,” diz Luciana.   

A transformação completa dos ambientes voltados para a inovação é um processo comum na rotina de Luciana. É o caso do Grupo Otimiza, do segmento de sistemas de realização e vistoria veicular que implementou mudanças significativas na estrutura geral de seu espaço físico. Tudo isso conforme as regras de ergonomia adotadas pela Óbvio. “Quando nossos clientes entendem os resultados proporcionados pelos projetos, fica clara a importância da ergonomia alinhada com uma boa construção estética”, afirma Luciana. 

Sobre a Óbvio Arquitetura

Fundada em 2008 pelas sócias Luciana Araújo e Nathália Otoni, graduadas pela UFMG e com pós-graduação em gerenciamento de projetos, a Óbvio Arquitetura já criou mais de 700 projetos nas mais variadas áreas. Com o foco em projetos nas áreas de inovação e tecnologia, a Óbvio participa ativamente da implementação de projetos das principais Startups de Belo Horizonte, que hoje figuram entre os players mais importantes do mercado digital brasileiro e mundial.