Foto de Nitin Joshi no Pexels
Se seu cachorro está soltando pelo em excesso, ele pode estar com algum problema de saúde.
Por isso, é muito importante que o dono sempre procure um médico veterinário para fazer um diagnóstico preciso do que está acontecendo com o pet.
As causas da perda de pelo podem ser inúmeras, entre elas podemos destacar:
- Infestação de pulgas e carrapatos
- Alergias
- Presença de fungos na pele
- Estresse
- Problemas endócrinos
- Deficiência de vitaminas
Quais os principais sintomas associados à queda de pelo?
Para saber se seu cachorro está com algum problema relacionado a queda de pelo, você deve prestar atenção em alguns sintomas, como:
- Pele vermelha, inchada ou com manchas
- Coceira
- Feridas
- Lambidas constantes
- Perda de pelo em locais específicos
Caso você perceba algum desses sintomas, é recomendado levar seu pet para uma consulta com especialista. Só assim, você conseguirá ajudar seu melhor amigo a se livrar desse incômodo.
É normal cachorro soltar pelo?
O ciclo folicular dos cachorros é bem parecido com o nosso. Dessa forma, a pelagem dos cães passa pelo crescimento, repouso e queda.
É normal o pet perder pelos pelo envelhecimento natural do folículo. Então, se o cachorro apresenta queda de pelo em pequena quantidade e não apresenta mais nenhum sintoma, o tutor não precisa se preocupar.
Além disso, no verão é normal que o cachorro solte mais pelo, pois nessa época eles caem para renovarem no inverno. Em outras épocas também é normal ter excesso de perda de pêlo, como na velhice do cão, na gestação e no cio.
O que fazer quando o cachorro está perdendo muito pelo?
Já vimos que perder pelo é algo comum nos cachorros. Porém, se houver uma queda excessiva é fundamental procurar ajuda para solucionar o problema.
De acordo com a origem da queda, tratamentos simples podem resolver o problema como trocar o shampoo ou mudar a alimentação do pet.
A seguir vamos te mostrar algumas dicas para ajudar a prevenir ou diminuir a queda de pelos em seu cachorro:
- Escove os pelos do cachorro diariamente para remover os pelos mortos;
- Leve o cão somente em pet shop de confiança;
- Se der banho em casa, certifique-se de secar bem o pelo do animal;
- Dê somente ração premium ou super premium para o cachorro;
- Faça sempre o controle de ectoparasitas;
- Gaste energia do cachorro fazendo passeios e brincadeiras durante o dia para evitar o estresse do pet;
O Longevi, produto da Petvi, também é um suplemento alimentar, que ajuda a lidar com a queda de pelos em excesso.
Além disso, essa solução traz outros benefícios para a saúde do animal, como: combate os efeitos do envelhecimento canino; ajuda no controle do estresse e da ansiedade de separação; oferece níveis controlados de energia, com menos agitação e mais disposição, entre outros.
Anete Casagrande destaca o poder do produto. “Meus cães amam. Meu Buldogue. Sirius Black é idoso e sempre tinha quedas de pelo em tufos, com pouco mais de um mês de uso já não se vê nada de falhas. Estou super feliz com esse resultado!!”, conta.
Quais raças soltam mais pelo?
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, os cachorros que mais soltam pelos são os de pelagem curta. Isso mesmo, pets como Pug, Bulldog Francês e Chihuahua, por exemplo, estão na lista dos que mais deixam pelos espalhados pela casa.
Após descobrir as principais informações sobre queda de pelo de cachorro, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam na saúde do seu melhor amigo.