Foto de Pavel Danilyuk no Pexels
Os números de uma pesquisa de setembro de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério da Saúde, revelam que a prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal ainda precisa melhorar, e muito, no Brasil.
A sondagem aponta que menos de metade da população brasileira (49,4%) se consultou com um dentista nos últimos 12 meses antes da entrevista, situação que pode colocar em risco a vida do paciente e impede o diagnóstico precoce de doenças.
Capaz de promover benefícios à saúde e qualidade de vida da população, a recomendação de visitar duas vezes por ano o dentista não deve ser ignorada. Em uma consulta de rotina, por exemplo, é o cirurgião dentista habilitado quem irá realizar desde cuidados básicos com a saúde bucal, como limpeza, até tratamentos variados envolvendo os dentes e gengivas e a detecção precoce de doenças como câncer, HIV, entre outras, que apresentem sinais orais.
Em resumo, estes profissionais têm papel fundamental na prevenção tanto de problemas dentais como outros que envolvem a saúde do paciente, podendo ser peça-chave para a realização de diagnósticos precoces e encaminhamentos de pacientes a médicos especialistas.
O grande desafio ainda é a conscientização das pessoas quanto à importância dos cuidados bucais diários, das idas regulares ao dentista e dos hábitos saudáveis de saúde.
Sobre o Dr. Thomaz Regazi – O Dr. Regazi é especializado no atendimento odontológico a PcDs, pacientes oncológicos, idosos, pediátricos com necessidades especiais e acamados. Ele atende pacientes internados em hospitais de referência na cidade de São Paulo e também em seu consultório, localizado no bairro de Perdizes. O cirurgião-dentista é formado pela Universidade Nove de Julho – São Paulo, Pós Graduado em Saúde Pública pela UniBF, Mestrando em Odontologia pela UNIARARAS, Membro da CBROHI – Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva, Especializando em Odontologia Hospitalar no Albert Einstein Instituto, Especializando em Pacientes com Necessidades Especiais pela UniBF e Pós Graduando em Cannabis Medicinal pela Inspirali.