Pular para o conteúdo

Psicologia do trânsito: como vencer o medo de dirigir

Saber como vencer o medo de dirigir não é fácil. Afinal, mesmo com todos os fatores de segurança em dia, ainda assim é muito comum ficar preocupado ou com medo ao pegar no volante. Afinal, grande parte do medo de dirigir é algo irracional mesmo, que não passa mesmo com todos os argumentos. No entanto, do outro lado, também é algo que pode ser trabalhado aos poucos para se superar.

Por isso, é muito importante entender quais são os fatores que despertam o medo no trânsito, reconhecê-los em você e, aos poucos, começar a trabalhá-los para superar essa situação quando ela surgir no dia a dia. A batalha não é fácil, claro, mas aos poucos será possível reverter o problema e se acostumar a assumir o volante de um automóvel.

Quer aprender algumas dicas de como vencer o medo de dirigir? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como vencer o medo de dirigir: 5 passos

1. Tenha um carro de qualidade

Apesar de não ser comum, muitas pessoas fixam o medo de dirigir na qualidade do carro que têm à disposição. Isso é muito comum quando o automóvel é usado ou seminovo, o que pode passar uma certa insegurança.

Por isso, o ideal é contar com um veículo de qualidade, que tenha soluções de segurança e que passe essa confiança para você. Por exemplo, caso pretenda ter um seminovo ou usado, opte por um dos carros certificados no mercado, para ter certeza que o automóvel tem qualidade e robustez.

Isso ajudará a reduzir as possibilidades de você ter medo de dirigir por causa da qualidade do automóvel e aumentará as chances de conseguir entrar no carro e sentar ao volante sem crises.

2. Entenda o que desperta o medo em você

O segundo passo para perder o medo de dirigir é fazer uma análise pessoal e entender o que desperta essa reação em você. Afinal de contas, o que é que causa esse medo? Qual o gatilho?

Pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, o medo é dos outros motoristas. Para outros, é fazer algo errado ou correr riscos. Alguns têm medo de seguir o comando do carro, enquanto outros temem não conseguir manter o veículo em movimento, falhar em uma subida de rampa ou algo do tipo.

Cada gatilho está ligado a um momento ou sentimento interno e precisa ser trabalhado em separado. Identificar o seu gatilho pode ajudar bastante em trabalhar para que ele não seja acionado quando você estiver dentro do automóvel.

3. Se acostume com pequenos passos

Não existe caminho rápido para aprender a dirigir ou perder o medo de pegar no volante. O trabalho é longo e demorado. Se você fizer tudo por conta própria, pode facilmente levar um ano ou mais para isso.

Um passo importante é ir se acostumando aos poucos, com pequenas tarefas dentro do automóvel. Por exemplo, não tenha medo de simplesmente sair de casa, entrar no carro, colocar o cinto de segurança e simplesmente ficar lá.

Faça isso por uma, duas semanas, talvez mais se quiser. A ideia é se acostumar a estar no assento do motorista.

Depois, se acostume a ligar o carro, mesmo que não saia com ele. Eventualmente, dê uma volta no quarteirão em um horário vazio. Depois em um momento com mais carros. Eventualmente vá andando uma distância maior.

Enfim, a ideia é ir se acostumando com os processos de dirigir um automóvel sem que isso resulte em um gatilho para você.

4. Estude sobre o assunto

Um próximo passo interessante para conseguir dirigir bem, sem medo, é estudar mais sobre o assunto. Por mais que não pareça, o medo pode até não nascer do desconhecido, mas definitivamente se alimenta dele.

É por isso, por exemplo, que muitas pessoas sequer querem saber de um carro, não têm paciência para ver nada a respeito e, mesmo que tenham, simplesmente não gravam nada sobre o assunto.

Portanto, experimente estudar, ver vídeos e aprender aos poucos. Isso acabará com o desconhecido e tirará essa fonte de alimentação do seu medo.

5. Tenha o apoio de quem entende o seu drama

Por fim, é importante entender que muitos dos traumas de dirigir surgem de pais e mães que querem ensinar os filhos, mas não tem paciência ou habilidade para isso e acabam colocando os pés pelas mãos, gritam e causam esse receio.

Portanto, se você quer superar o medo, é importante contar com o apoio de professores de direção que têm didática, paciência e sabem como ensinar a dirigir, sem tensão ou problemas do tipo.

Pronto! Agora que você viu essas dicas de como vencer o medo de dirigir, o próximo passo é colocá-las em prática para finalmente conseguir superar esse problema. É claro que não se trata de algo simples, que você consegue ultrapassar em pouco tempo, mas é sim um tipo de trauma que pode ser ressignificado, caso você deseje fazê-lo e tenha apoio para isso.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com amigos que também tenham o mesmo medo!

Leia também: Segurança no trânsito: você sabe como se cuidar?