A insônia ou dificuldade para dormir é um problema que atinge pessoas de todas as idades. Uma pesquisa foi feita recentemente pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), chamada Mapa do Sono dos Brasileiros, que procurou mapear a qualidade do sono e a busca dessas pessoas por ajuda médica.
Foram realizadas 2.635 entrevistas no Brasil com homens e mulheres maiores de 18 anos, das classes A, B e C. O estudo apontou que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono, entretanto, somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir. A pesquisa revelou ainda que 34% dos entrevistados afirmam ter insônia, porém apenas 21% declararam ter o diagnóstico da doença.
Existem suplementos que podem se tornar um aliado na busca pelo sono, um deles é a melatonina, hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro. Ela é liberada no início da noite, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono.
Ela também participa da reparação das nossas células, expostas a estresse, poluição e outros elementos nocivos, além de ser um antioxidante e combater os radicais livres que agridem o organismo.
Anteriormente, o suplemento só era encontrado em outros países, como nos EUA, por exemplo. Nesse mês, o registro foi concedido pela Agência Nacional de Viligância Sanitária (Anvisa), após uma Consulta Pública, possibilitando que indústrias fabriquem e vendam o suplemento.
Apesar de liberado para fabricação, o suplemento ainda segue algumas restrições, não sendo permitido o consumo por gestantes e lactantes. Quanto a seus benefícios, estudos indicam que a melatonina contribui no tratamento de distúrbios do sono, como a insônia.
O suplemento permite que a melatonina esteja presente em maior quantidade no organismo, especialmente para quem possui alguma deficiência na produção da substância.
Sobre a Equaliv
Equaliv é uma empresa do grupo farmacêutico Althaia, fundada no ano de 2010 com crescente representativida