Muito se fala sobre manter a saúde psicológica e física. No entanto, você sabe o que fazer para manter uma boa saúde íntima? A área íntima precisa de cuidados especiais, justamente para garantir que todos os processos ocorrerão corretamente. Nesse artigo, iremos falar todos os detalhes de como manter a saúde íntima em dia. Gostou do assunto? Então confira até o final!
Você sabe o que fazer para ter uma boa saúde íntima? Diariamente, na televisão, fala-se sobre saúde mental e física. É claro que elas são importantes, no entanto, não são as únicas. É necessário aprender a ter uma higiene que auxilie a ter uma boa saúde íntima. E, nesse artigo, esclarecemos todas as dúvidas a respeito desse assunto.
Por que se preocupar com a saúde íntima?
Pense da seguinte forma: se você possui uma alimentação deficiente em vitaminas ou minerais, o que acontecerá com o seu corpo? Ele não vai adoecer? Agora, e se você negligencie questões emocionais, como ficará o seu psicológico e a sua saúde emocional? Certamente você irá adoecer.
Então, quando não cuidamos devidamente da nossa saúde, adoecemos. O corpo mostra que há alguma coisa errada. E, em relação às partes íntimas, não é nada diferente. Portanto, quando você não cuida da maneira correta, as suas partes mais sensíveis reagirão a sua negligência.
Sendo assim, é extremamente importante que você saiba o que fazer para ter uma boa saúde íntima. Ou, do contrário, você pode começar a desenvolver:
- Coceira;
- Irritação;
- Odores;
- Ardência;
- Multiplicação de fungos;
- Bactérias nocivas.
O que fazer para ter uma boa saúde íntima?
Você deve ter uma série de hábitos novos, e eliminar alguns antigos. Afinal de contas, muitas mulheres possuem alguns hábitos que podem ser nocivos aos órgãos genitais femininos. É até normal que você possua alguns deles, afinal, esse é um assunto do qual não se fala muito. É considerado um certo “tabu”.
Contudo, se você está disposta a encerrar com velhos ciclos, e prezar pela sua saúde íntima, não deixe de conferir os tópicos seguintes, onde explicaremos o que fazer para ter uma boa saúde íntima. Confira!
Cuidado ao usar roupas
Você sabia que certos tecidos e roupas podem contribuir para o aparecimento de fungos e bactérias? Contudo, isso acontece porque determinados tecidos criam condições quentes e úmidas. Dessa forma, o aparecimento de leveduras acontece. Porém, não é só nesse ponto que você deve se atentar.
Compartilhar roupas também é um problema, mesmo que não sejam íntimas. Se você quer usar uma fantasia erótica mulher maravilha, por exemplo, e alguma amiga quer lhe emprestar, tenha certa cautela. O ideal é comprar a sua própria. Compartilhar roupas pode fazer você desenvolver alguma bactéria.
Mantenha uma dieta saudável
Mas o que exatamente isso tem a ver com o que fazer para ter uma boa saúde íntima? Tudo! Afinal, os órgãos femininos também fazem parte do corpo humano. Portanto, eles também precisam de uma dieta balanceada. Seguir uma dieta nutritiva e beber muita água é fundamental para a saúde vaginal e reprodutiva.
Alguns alimentos específicos podem auxiliar no tratamento de alguns problemas vaginais, inclusive. O iogurte, por exemplo, previne infecções fúngicas. Afinal de contas, é rico em probióticos. Sendo assim, ter uma dieta regrada é sim uma forma de manter a saúde íntima em dia.
Use o banheiro após as relações
Você sabia que fazer xixi após a relação sexual, é uma das formas de ter uma boa saúde feminina? No entanto, você precisa entender o motivo. Durante a relação, o órgão feminino entra em contato com várias bactérias de outros lugares. E essas bactérias podem desregular a sua saúde íntima.
Inclusive, algumas dessas bactérias podem chegar até a uretra. É por isso que várias mulheres têm infecção urinária. No entanto, quando você faz xixi após a relação, uma boa parte dessas bactérias são expelidas. Ou seja, se você quer saber o que fazer para ter uma boa saúde íntima, faça xixi após a relação!
É claro que o ideal mesmo é tomar banho após a relação. No entanto, se isso não for possível, ao menos utilize o banheiro para fazer xixi, pois já vai evitar alguns problemas.
Não deixe a calcinha secando no box
Esse é um hábito muito comum entre as mulheres. Porém, para garantir a sua saúde íntima, esse é um hábito que você deve excluir da sua vida! Sabe por quê? O banheiro é um ambiente extremamente úmido. Ou seja, a sua calcinha vai demorar muito para secar completamente.
E o que isso significa? Proliferação de fungos e bactérias! Afinal, eles adoram ambientes úmidos para se reproduzirem. Não é à toa que algumas mulheres vivem tendo infecções, como candidíase. Não tem problema lavar a sua calcinha no banheiro. O problema está em deixar secando lá.
Leve sempre a sua calcinha para secar em um ambiente onde seja seco e arejado, de preferência que bata sol. Afinal, esses tipos de bactérias não conseguem se reproduzir em ambientes desse tipo. Portanto, para melhorar a sua saúde íntima, troque agora esse hábito!