Será que é seguro receber medicamentos por delivery? Que comprar nos restaurantes delivery mais populares da sua cidade é seguro, você provavelmente já sabe. Afinal de contas, é muito provável que você já tenha feito algumas compras ou pedidos nesses ambientes antes, não é mesmo? No entanto, e os remédios? Será que há algum risco de comprar medicamentos por delivery?
Os aplicativos de delivery tiveram um aumento gigantesco de importância em nossas vidas em 2020. Eles já estavam se tornando muito populares, claro, mas se tornaram simplesmente vitais durante a pandemia do novo coronavírus, com um crescimento expressivo, uma vez que as pessoas simplesmente não podiam sair de casa com tanta frequência assim. Um dos impulsionadores desse crescimento foi justamente as vendas de produtos de farmácia em apps do tipo.
Mas será que é seguro receber medicamentos por delivery? É o que vamos descobrir a seguir. Para isso, siga a leitura!
É seguro receber medicamentos por delivery?
Será que é seguro receber medicamentos por delivery? Sim, é. Podemos dizer isso com bastante tranquilidade porque esse é um processo montado com bastante cuidado e verificado frequentemente pelos aplicativos de delivery para cuidar da qualidade da entrega e evitar problemas aos clientes.
Para início de conversa, os apps de delivery genéricos, como o Rappi, não trabalham com a venda de medicamentos que só são comercializados com receita médica, como os famosos “tarja preta” ou “tarja vermelha”.
Na prática, isso já reduz muito o risco de comprar um remédio perigoso sem saber ou algo semelhante. Alguns outros apps, especializados em farmácias, até fazem a venda desses medicamentos, mas com processos bem específicos, como o envio da receita digitalizada e a confirmação da sua integridade antes do remédio ser enviado.
Além de só vender remédios não perigosos, os aplicativos de delivery tomam diversas precauções para garantir que o produto adquirido não será modificado durante a entrega até chegar na casa do cliente.
Existem várias medidas de proteção em relação a isso. Por exemplo, apenas os entregadores com melhores avaliações podem trabalhar com a entrega de remédios no Rappi. Isso significa que somente aqueles profissionais mais capacitados e com menos casos de reclamações são os que podem lidar com os remédios dos clientes.
Além disso, os remédios são vendidos em embalagens fechadas e o cliente pode (e deve!) conferi-las antes de recebê-las. Isso ajuda a garantir que não foi feito nenhum tipo de alteração no remédio.
Essas são apenas duas das muitas medidas de segurança que garantem a integridade do remédio na entrega por delivery em aplicativos padrões. Nos aplicativos especializados, as proteções são ainda maiores e mais completas, tudo para que os clientes tenham a experiência de compra mais adequada possível.
Como é feito o processo de separação e venda?
Para entender melhor a segurança da compra de medicamentos por delivery, é importante compreender o processo geral de separação dos produtos vendidos e a entrega, como ela é feita.
Tudo começa quando o cliente faz o pedido de compra do remédio via aplicativo. Esse pedido é gerenciado por dados criptografados (o app não tem acesso ao seu número de cartão, mas sim a um hash que autentica o pagamento em um serviço externo de processamento de pagamentos). Quando está tudo certo, o app comunica a farmácia da venda do remédio.
Nesse momento, o time de farmacêuticos faz a separação dos itens pedidos pelo cliente e deixa tudo preparado para o entregador, que só irá se identificar e usar um código para comprovar a sua identidade.
Depois de tudo certo, a entrega dos remédios com o cupom fiscal é feita para o entregador, que vai diretamente para a casa do cliente. Nesse momento, o consumidor pode acompanhar tudo no app, verificando todo o trajeto feito pelo entregador para garantir que não houve paradas em algum lugar ou desvios que possam dar margem a algum tipo de manipulação.
Quando o entregador chega na casa do cliente, ele faz a entrega do remédio e o consumidor pode conferir o cupom fiscal e a integridade da caixa do medicamento para garantir que está tudo certo.
O ideal é que todo o pagamento do procedimento seja feito pela Internet, no próprio aplicativo. Isso aumenta a segurança financeira do consumidor também, que não corre o risco de passar por algum tipo de golpe com maquininhas. Tudo é bem protegido e verificado para não dar problemas.
Agora que você já viu que é seguro receber medicamentos por delivery, entendeu que pode comprar seus próximos remédios no Rappi ou em outros apps do tipo. Afinal de contas, dessa forma é muito mais fácil fazer a compra e você não precisa pegar fila na farmácia mais próxima da sua casa. Só lembre-se de que apenas remédios sem nenhum tipo de tarja que podem ser vendidos pelos apps de delivery.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!