O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, com diversas ações são realizadas, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, ampliando e possibilitando o maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
A Supervisora de Estágio e Docente do Curso de Enfermagem da faculdade Anhanguera, Sabrina Lopes, destaca a importância da prevenção com o autoexame e outros procedimentos.
“Esse movimento criado e chamado de outubro Rosa, teve início da década de 90, voltado à conscientização das mulheres e homens em relação a detecção precoce do câncer de mama. É muito importante que o paciente entenda e conheça seu corpo, e contar com apoio de uma equipe de saúde para relatar qualquer alteração, como: secreções nos mamilos, mudança de cor e textura da pele, aparecimento de nódulos nas axilas. E é fundamental falar sobre o assunto, um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início”.
Segundo a especialista “Não existe uma causa única. Os sinais e sintomas do câncer de mama podem variar. O ideal é que a mulher faça o autoexame, lembrando que o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos ou mulheres que tenham histórico da doença na família”.
Sabrina destaca a importância dos profissionais da área da saúde como: médicos, enfermeiros, psicólogos dentre outros no “A equipe tem grande responsabilidade nesse período, pois tem como ação a educação em saúde, é de fundamental importância trabalhar a sensibilização da sociedade, da comunidade, servindo como uma oportunidade de alerta quanto ao câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e, também, no mundo”.
Essas ações possibilitam aos futuros profissionais da saúde a desenvolverem, na prática, o acolhimento humanizado, estabelecendo um vínculo de confiança, possibilitando o diagnóstico precoce e com isso reduzir a mortalidade por esta patologia, como apresenta Sabrina “O impacto é bem positivo, os alunos do último ano de faculdade têm atuação importante nesse mês, com campanhas pontuais para a população da cidade. O público-alvo são aqueles que fazem parte da comunidade das unidades de saúde, para o cuidado e demonstração aos usuários os cuidados para prevenção”.
A especialista destaca que o câncer de mama tem como fatores de risco:
• Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
• Sedentarismo;
• Não ter tido filhos, ou ter amamentado;
• Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
• Ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado.
Como prevenir o câncer de mama:
• Faça o autoexame regularmente e a mamografia anualmente;
• Evite alimentos ultraprocessados;
• Pratique atividades físicas;
• Evite o consumo de cigarros e bebida alcoólica;
• Faça reposição hormonal, de acordo com as orientações do seu médico;
• Tome banhos de sol das 8h às 10h;
• Amamente pelo máximo de tempo possível.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.