Desde a “alta cozinha” dos restaurantes franceses ao simples e saboroso “almoço de mãe”, a culinária nacional tem criado suas próprias vertentes e nichos, de acordo com cada região do país e seus traços culturais. Porém, uma delas é unanimidade nos quatro cantos do Brasil: a comida de boteco.
De fácil preparo e muito gostosa, essa categoria gastronômica se tornou conhecida internacionalmente. Além de ser degustada nos milhares de bares espalhados pelo Brasil, é possível prepará-la para a família no aconchego do lar.
Por isso, a Unium, marca institucional das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, preparou três receitas de boteco “no capricho”, que reúnem o sabor dos barzinhos com um delicioso toque caseiro. Confira:
Linguiça bêbada
Linguiça Bêbada – Créditos: Divulgação
Ingredientes
– 200g de calabresa defumada Alegra, descascada e cortada em meia-lua
– 2 cebolas cortadas em rodelas
– Duas doses de cachaça
– 1 colher (de chá) de óleo
– 1 colher (de chá) de orégano
Modo de preparo
Pré-aqueça o óleo em uma panela em fogo alto, depois coloque a calabresa e deixe dourar. Em seguida acrescente a cachaça e deixe ferver até evaporar. Caso tenha prática na cozinha, flambe. Em seguida, coloque a cebola e, quando ela estiver dourada, salpique o orégano. Também é possível decorar o prato com cheiro verde cortado na hora.
Botequinho de mandioca
Botequinho de mandioca – Créditos: Divulgação
Ingredientes
– 350 g de manteiga
– 500 g de mandioca cozida e limpa
– 1 xícara (de chá) de leite Colônia Holandesa
– 1 xícara (de chá) de farinha de trigo Herança Holandesa peneirada
– 2 colheres (de sopa) de azeite
– 2 colheres (de sopa) de cebola picada
– 200 g de linguiça calabresa Alegra defumada bem picada
– 1 colher (de chá) de alho picado
– 2 colheres (de sopa) de salsinha
– 1 xícara (de chá) de farinha de rosca
– óleo para fritar
– sal a gosto
Modo de preparo
Derreta a manteiga e amasse a mandioca em uma panela. Depois acrescente o leite, quando estiver homogêneo adicione a farinha e misture bem. Tempere com sal e reserve. Para o próximo passo, refogue a cebola no azeite e, quando estiver translúcida, acrescente o alho e a calabresa. Refogue por mais dois minutos, adicione a salsinha e reserve. Para terminar, passe os bolinhos na farinha de rosca e frite-os em óleo quente a 180°C
Pimenta Brasil
Pimenta Brasil – Créditos: Divulgação
Ingredientes
– 1 Costela Suína Alegra
– ¼ Xícara (de chá) de Pimenta Biquinho
– Azeite a gosto
– Sal a gosto
– Alecrim a gosto
– 1 Grelha Sardinheira
Modo de preparo
Coloque a pimenta, o azeite, o alecrim e o sal em um recipiente. Com um socador de caipirinha amasse o tempero. Faça cortes superficiais na costela para ajudar a absorver o tempero. Coloque a carne em um recipiente, adicione o tempero e deixe marinar por 15 minutos. Depois, coloque a costela em uma grelha sardinheira e leve à churrasqueira em fogo brando. Retire da churrasqueira quando a carne estiver dourada.
Sobre a Unium
Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Conta com três marcas de lácteos: Naturalle – com produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium tem a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, com elevados padrões de exigência.
Além disso, fazem parte dos negócios a Alegra, indústria de alimentos derivados da carne suína, e a Energik, usina de produção de energia sustentável, todas reconhecidas pela qualidade e excelência. Mais informações: http://unium.coop.br/.