Já não é de hoje que se fala sobre os radiação UVA e UVB e a importância em protegermos a pele e os olhos contra os efeitos nocivos causados por eles. No entanto, nos dias de hoje e em tempos de pandemia, home office e aulas online surge uma outra preocupação para a qual também deve-se atentar: a luz azul.
De modo geral, ela pode ser explicada como sendo a iluminação que está presente em grande parte dos aparelhos eletrônicos que usamos diariamente como celular, computador, televisão, dentre outros, e até mesmo pelo sol.
De acordo com dados de uma pesquisa encomendada ao Ibope em parceria com a Johnson & Johnson Vision, 81% dos entrevistados afirmaram que aumentaram a utilização de celulares durante o este período.
Esse crescente aumento no uso das telas digitais inspira ainda mais cuidado com a saúde ocular, visto que a exposição excessiva a luz azul pode prejudicar e causar diversos problemas para os olhos dos brasileiros.
E a preocupação com esse excesso não é desmedida: estima-se que a miopia, conhecida como a dificuldade para enxergar de longe, já atinja até 72 milhões de pessoas no Brasil. O problema, que também está relacionado ao uso excessivo de telas, alcançou o patamar de epidemia em alguns países.
“Hoje, todos já se preocupam com a pele e entendem os efeitos nocivos que as radiações podem causar. No entanto, esse cuidado e preocupação com a visão ainda não é tão presente na vida dos brasileiros. Em tempos de pandemia, os olhos ficam ainda mais expostos a danos e, sem os cuidados corretos, diversos problemas podem surgir. Para as pessoas que já fazem uso de óculos e precisam de correção visual, por exemplo, uma excelente alternativa é a utilização das lentes com proteção contra a luz azul, inclusive lentes de contato com este tipo de proteção, que além de oferecerem mais conforto e praticidade, ajudam a reduzir os efeitos maléficos da luz azul nos olhos”, comenta a doutora Débora Espada Sivuchin.
Confira abaixo 10 dicas de ouro para te ajudar a cuidar melhor da visão:
1. Consultar anualmente um médico oftalmologista, mesmo que você não perceba alterações visuais. Esse profissional consegue identificar doenças e alterações oculares até mesmo antes de surgir os primeiros sinais, ajudando no tratamento precoce. Mesmo com uma visão clara, existem coisas que você não pode ver e que seu oftalmologista pode;
2. Alguns sinais de que você está expondo seus olhos exageradamente às telas digitais incluem sensação de olhos secos, ardor ocular, sensação de areia nos olhos, dores de cabeça e visão turva;
3. Evitar passar tempo demais usando telas, pois cada vez mais se comprova que esse hábito pode contribuir para o surgimento ou aumento da miopia em algumas pessoas, principalmente nos mais jovens;
4. A dica aqui é realizar intervalos entre o uso dos aparelhos para que os olhos possam descansar;
5. Certifique-se de seguir a regra 20-20-20 para dar um descanso aos seus olhos: a cada 20 minutos, olhe a 6 metros de distância (como se olhasse ao infinito) por 20 segundos;
6. Além disso, mantenha a tela do computador a 127 – 71 cm de distância do rosto e um pouco abaixo do nível dos olhos;
7. Parece que está sempre olhando para uma tela? Lembre-se de fazer uma pausa para piscar;
8. Tem vontade de esfregar o olho? Evite ou lave as mãos e use um lenço de papel ao invés dos dedos;
9. Concentre-se na sua saúde como um todo para melhorar a saúde dos olhos – comer bem, ser ativo, conhecer a história das doenças da sua família – também pode ter um impacto positivo na manutenção de uma visão saudável;
10. Procure o tratamento mais adequado: lentes de contato podem ser uma ótima opção, já que oferecem conforto e ajudam na manutenção da saúde ocular.
Lentes de contato: “a” proteção contra a luz azul
As lentes de contato são apresentadas aqui como uma excelente possibilidade e opção versátil e completa para ser adaptada para corrigir o problema de cada pessoa – ou seja, atendem as necessidades para diversos “graus”.
Elas são consideradas excelentes pois, além de ajudar na correção do problema ocular, elas proporcionam comodidade e liberdade de movimento, podendo ser usadas em atividades como a prática de esportes, por exemplo.
Outro ponto importante em relação às lentes é que já existem modelos que trazem além de conforto imbatível, controle da luz, proteção UV que bloqueia 100% da radiação UVB e mais de 99% da radiação UVA, filtro de luz azul que bloqueia até 55% da luz azul em ambientes externos e 15% em ambientes internos, redução do impacto da claridade intensa, melhora visão noturna e contraste das cores, como a Acuvue Oasys with Transitions, a lente que pode ser uma grande aliada na preservação da saúde ocular.
Liderança mundial
A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata. É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE, e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.
A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores desfechos.
Sobre a Johnson & Johnson Vision
A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.