O final do ano está chegando e mesmo com a pandemia ainda muito ativa no Brasil, muitas pessoas programaram viagens com o intuito de descanso e lazer.
É muito comum durante esse período, o número de pessoas com dores nas costas aumentar nos serviços médicos devido a hábitos diferentes dos usuais.
Dormir em colchão diferente, muito tempo de estrada, carregar malas pesadas e praticar atividades físicas e recreacionais não habituais são algumas das razões do aumento dessas queixas.
Por esse motivo, preparamos algumas dicas de prevenção a essas tão temidas dores que inclusive podem tornar esse período de férias não tão agradável.
1. Faça pausas durante a viagem
Nosso corpo gosta mesmo é de movimento! Durante qualquer que seja o movimento, a circulação sanguínea é estimulada, as articulações tem seu metabolismo aumentado e os músculos são ativados.
No caso de trajetos longos de carro, sendo ou não o condutor, é fundamental que após 2 horas seja feita uma pausa para caminhar por pelo menos 5 minutos. Alongamentos simples tanto das pernas quanto dos braços e tronco também são benvindos.
2- Atenção ao carregar malas
Não é usual carregar malas no dia a dia da maioria das pessoas, por esse motivo, dependendo do peso da mala e da forma com que ela é transportada, pode desencadear dores nas costas e também em outras articulações.
Nesse caso, a sugestão é realizar uma contração abdominal sempre que for levantar uma mala, utilizar os dois braços para dividir a carga e se necessário dobrar levemente os joelhos. Dê preferência para malas de rodinhas se tiver que transportar por longa distância a pé. Mochilas também são mais funcionais e seguras.
3. Evite repousos prolongados
Férias é bom pra descansar não é mesmo?
Mas se atente a repousos em excesso. Evite longos períodos deitado, preconize movimentos periodicamente, mesmo que os mais simples.
A dica de ouro é adicionar uma caminhada matinal diária de pelo menos 30 minutos.
4. Não abuse da alimentação excessiva
Ganhar uns kilinhos nas férias é super comum, mas saiba que mesmo pouco, o sobrepeso contribui e muito para as dores nas costas e também nos quadris e joelhos. Não deixe de comer e se divertir, mas tenha cautela e lembre-se de gastar as calorias com atividades físicas.
5. Atenção a novas modalidades de exercícios
Iniciar novas atividades físicas mesmo que recreacionais é ótimo e faz bem para corpo e mente. Porém sem orientação e num volume excessivo pode gerar dores indesejadas. Portanto, use e abuse do seu corpo, mas saiba a hora de parar. A qualquer sinal de dor, suspenda ou diminua o tempo da nova modalidade. Seu corpo sempre dará sinais de que algo não está indo bem, se atente a eles.
Essas foram algumas dicas que preparamos pra vocês e que se executadas podem evitar muitas dores nas costas.
Curta momentos com sua família, movimente seu corpo e descanse a mente, mas jamais se esqueça de sua saúde!
Lembre-se sempre de evitar aglomerações, utilizar máscara e manter os cuidados de higiene.
No caso de aparecimento de sintomas, procure um especialista.
Soraya Skaf
Diretora Clínica da Cure Fisioterapia
https://curefisioterapia.com.br
CREFITO: 13409-6F
Sobre a Cure Fisioterapia e Pilates
Clínica de fisioterapeutas especializados na prevenção e tratamento de todas as lesões ortopédicas.
Atuando há mais de 10 anos no Bairro do Itaim Bibi, acreditamos que a união da prática baseada em evidência com a experiência clínica e tratamento individualizado é o segredo de uma reabilitação de qualidade com resultados satisfatórios.