João Loureiro e Sofia Mendonça são os cabeças de chave do torneio (Fotos: Marcello Zambrana, CBT)
Brasília (DF), 6 de setembro de 2020 – Chegou a hora! A partir desta segunda-feira (7) começa a disputa do Roland-Garros Junior Wild Card Series by Oppo, que reúne 32 jovens da categoria 18 anos em busca do mesmo sonho: os campeões ganham uma viagem a Paris para participar da seletiva valendo uma vaga no Grand Slam Juvenil. Por causa disso, alguns dos melhores brasileiros do ranking mundial estão presentes na competição que será realizada no Iate Clube de Brasília até quinta-feira (10).
Os atletas chegaram neste domingo ao hotel oficial, onde permanecerão concentrados, saindo apenas para treinos e jogos no clube em horários específicos e restritos. Também neste domingo eles conheceram o caminho para chegar ao título após o sorteio das chaves. Os primeiros jogos serão às 12h desta segunda-feira, sem a presença de público.
Chegar a um Grand Slam nunca esteve tão perto. Apenas quatro vitórias separam os atletas juvenis da viagem à França. Chegando lá, mais um desafio: enfrentam os campeões das seletivas da China e da Índia da mesma competição, e o vencedor avança à chave principal do Roland-Garros Junior.
Entre os 16 rapazes presentes na competição em Brasília, destaque para João Loureiro (nº 101 do ranking juvenil mundial), mineiro que treina em Itajaí (SC). Ele enfrenta o catarinense Luca Ebenriter na estreia. Cabeça de chave número 2, Nicolas Zanelatto (nº 102 na ITF) duela com Diego Castro pela vaga nas quartas de final.
Entre as mulheres, a cabeça de chave número 1 é a gaúcha Sofia Mendonça (244ª na ITF), que terá pela frente Lorena Cardoso, finalista do Roland-Garros Junior Wild Card Series by Oppo em 2018. Na outra ponta da chave está a paulista Juliana Munhoz (253ª), enfrentando a atleta local Maria Luisa Oliveira.
“Teremos a presença de atletas de grande potencial e a expectativa é pela realização de partidas do mais alto nível. Brasília é um local que tem tradição em realizar torneios e o Iate Clube de Brasília conta com uma grande estrutura, mais uma vez abrindo as portas para sediar um evento importante como este para o desenvolvimento do tênis infantojuvenil brasileiro. Ficamos felizes de receber este torneio”, destaca Sérgio Oprea, presidente da Federação Brasiliense de Tênis.
Quatro tenistas do DF jogam em casa em busca do sonho
Esta será a primeira vez que este torneio será realizado em Brasília, depois da passar por Florianópolis, São Paulo e Itajaí. O sonho de jogar uma partida de tênis no mesmo saibro em que Gustavo Kuerten foi tricampeão move quatro jovens do Distrito Federal que estarão na competição.
Entre as mulheres estão presentes Isabel Oliveira, cabeça de chave número 3, e a irmã Maria Luisa Oliveira, que recebeu um wild card da organização. Atleta do Iate Clube de Brasília, Bruna Sampaio jogará em casa em busca do título. No masculino, Luis Fernando Reis, também do ICB, espera contar com a sorte a seu favor para chegar à decisão.
Com a realização liberada pelo Decreto Nº 41.150/2020 do Distrito Federal, a competição será realizada em conformidade com as recomendações sanitárias vigentes e adotará uma série de medidas restritivas em relação ao coronavírus. Além da testagem obrigatória de atletas, árbitros e funcionários do evento para Covid-19, a competição não contará com público presente. Também será obedecido um cronograma de horários, para que apenas jogadores envolvidos com suas partidas estejam presentes no clube, entre outras medidas indicadas para os tenistas.
“Atuamos diretamente para conseguir a liberação desse evento, respeitando todos os protocolos de segurança, por entender a importância de Brasília receber uma etapa de Roland-Garros. Vamos continuar trabalhando, em parceria com órgãos do Governo do Distrito Federal e a federação de tênis, para garantir que seja um sucesso”, afirma a secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Celina Leão.
O Roland-Garros Junior Wild Card Series by Oppo é realizado desde 2015, em uma parceria entre a Federação Francesa de Tênis (FFT) e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O evento conta com o apoio local da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal e da Federação Brasiliense de Tênis.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da Peugeot e da W A Sport e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.fac