Região de Barretos, em que Guaíra esta inserida, permanece na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao Covid. O Governo do Estado atualizou, em coletiva, às 12h, da sexta-feira, dia 4, os indicadores que compõe o plano. O governo também prorrogou a quarentena pela décima vez e o estado segue sob restrições até o dia 19 de setembro.
O Estado permanece sem nenhuma região na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.
FASE AMARELA É PERMITIDO COMÉRCIO
O comércio, poderá realizar atendimento presencial, sem prejuízo da retirada do balcão, drive thru ou delivey, com atendimento das 10h às 18h. Capacidade máxima será de 40 % na área de circulação, 8h diárias de atendimento, adoção de dos protocolos de higiene, distanciamento, uso obrigatório de máscara e disponibilidade de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos. Proibição de entrada e permanência de crianças de até 12 anos.
Mesmas regras que se aplicam ao setor de serviços.
BARES, RESTAURANTES E SIMILARES
Capacidade máxima será de 40 % na área de circulação. Consumo no local até às 22h. Limite máximo de 4 pessoas por mesa , com distanciamento de no mínimo de 1,5 m entre as mesas. Disponibilidade de álcool em gel todas as mesas. Proibição de entrada e permanência de crianças até 12 anos. Adoção dos protocolos de higiene e distanciamento. Deverá ter disponível aos clientes sabonete líquido e papel toalha nos banheiros de forma contínua e ininterrupta. Disponibilização de talheres acondicionados em invólucros por kit e bebidas servidas em copos descartáveis.
Fixação de informe, de preferência nas mesas e locais de fácil visão, de todos as obrigações a serem cumpridas, nos termos deste decreto, com declaração prestada/assinada/entregue junto ao Setor de Posturas e Disponibilização de Luvas descartáveis para manuseio em locais com sistema de autos-erviço (self services).
ESTÉTICA E BELEZA
Os salões e barbearias deverá ter capacidade máxima de 40% da área de circulação, com 8 horas diárias de atendimento. Proibição de entrada e permanência de crianças de até 12 anos. Adoção dos protocolos de higiene e distanciamento. Uso obrigatório de máscaras e fica autorizado à prestação de serviços diretamente no domicílio do cliente.
ACADEMIAS
O funcionamento de academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginásticas, não poderá ultrapassar o total de 40% do espaço do local. Deverá ter a adoção das medidas de segurança e prevenção de contágio e utilização de álcool em gel 70%, para higienização dos prestadores de serviços e alunos, além da utilização de álcool 70%, para higienização dos equipamentos e dependências dos locais. Uso obrigatório de máscaras pelos personal trainers e alunos e limitação do horário de funcionamento das 6h às 21h.
AÇÃO CONTRA AGLOMERAÇÃO
O foco da força tarefa será o fim de semana prolongado (7 de setembro) atuando em usuais pontos de encontro da vida noturna e toda a cidade com o objetivo de dissipar aglomerações para evitar disseminação da Covid-19.
A operação envolve o Demutran – Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Vigilância em Saúde, Departamento de Posturas, Diretoria de Justiça e Diretoria de Desenvolvimento Econômico.
Será fiscalização para conter a propagação do COVID-19 será intensificada e atuará em diversas frentes, com as instituições desempenhando cada qual suas atribuições para fazer cumprir o regramento da flexibilização do isolamento social.
Como houve aglomerações no final de semana passado, o estacionamento da Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello”, usual ponto de encontro da juventude, será interditado e homens da GCM farão a guarda do local para garantir que o espaço não seja ocupado.
A 4ª Cia da PM de Guaíra vai reforça as rondas executando intervenções pertinentes a sua função, com mais fiscalização em veículos e principalmente quanto ao uso de som automotivo, um dos principais atrativos para as confraternizações, que geram aglomerações.
Deve haver maior quantidade de viaturas e motos nas ruas, tanto pela Polícia Militar quanto pela Guarda Civil Municipal, podendo os veículos serem enquadrados na lei do “Pancadão” , com multas no valor de R$ 5 mil.
A fiscalização pelo Departamento de Posturas e Vigilância Sanitária, nos estabelecimentos comerciais do tipo bares noturnos e similares terá prosseguimento, sendo exigido o encerramento do consumo no local às 22h e cumprimento das normas de segurança em saúde.
Casas de Festas e locais de eventos seguem impedidos de exercer suas atividades, de acordo com o Plano São Paulo do governo de Estado, e em caso de descumprimento poderão ser autuados também pela GCM e PM.
Desde o início da pandemia foram lavradas 39 multas por descumprimento dos decretos de quarentena da COVID-19 em Guaíra.
As autoridades locais clamam pela consciência da população, que frequentem os estabelecimentos, que são permitidos nesta fase da flexibilização, mas que mantenham o distanciamento social e adotem todas as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar que o vírus avance de forma descontrolada.
Para denunciar irregularidades o cidadão pode ligar 199, 3331.2273 ou 99978.4333 na GCM ou 190 da Polícia Militar.