As equipes de fiscalização da Prefeitura de Barretos atuaram durante o feriado prolongado no último final de semana, da noite do dia 10 até o final do domingo, 14 de junho. Tanto a Ronda Municipal, quanto a equipe de fiscais da Vigilância Sanitária, atuaram, muitas vezes, com o apoio da Polícia Militar. Uma união de forças entre as Secretarias Municipais de Ordem Pública e Saúde no combate às irregularidades do comércio, descumprindo as determinação do Decreto Municipal que regulamenta o funcionamento restrito de estabelecimentos comerciais durante o período de pandemia.
Foram 137 inspeções realizadas, com duas interdições em bares localizados nos bairros Baroni e Alvorada, que tiveram suas portas lacradas após comprovação de aglomeração de pessoas em seu interior e nas mesas colocadas nas calçadas. Um restaurante foi multado em R$ 1 mil reais por descumprir o horário estipulado para o finalizar o atendimento presencial, uma casa de festa no bairro Jardim dos Coqueiros foi multada em R$ 2 mil por realizar evento e um Cartório de Registro recebeu uma advertência formal por ter aglomeração de pessoas, e sem máscaras, na realização de um casamento. Houve ainda o registro de uma notificação em um bar por uso da mesa de bilhar.
Segundo Marco Antônio Rocha, coordenador da Vigilância Sanitária, a interdição dos bares aconteceu após os locais já terem sido notificados anteriormente pelo mesmo problema. “Fizemos um amplo trabalho de orientação nos estabelecimentos comerciais que estão funcionando, explicando todas as medidas restritivas impostas pelo Decreto Municipal, a imprensa também tem colaborado divulgando essas medidas, não dá para ter mais tolerância com quem insiste em incentivar aglomeração e agir como se as restrições não existissem, vamos continuar multando e lacrando quando houver desrespeito”, ressaltou.
O secretário municipal de saúde, Alexander Stafy Franco voltou a pedir a colaboração da população denunciando quem descumpre as regras do Decreto. As denúncias podem ser feitas pelo (17) 9 9151 0591. Em relação a eventos particulares, festas e eventos, a denúncia deve ser feita a Polícia Militar pelo 190.