Pandemia de Coronavírus (Covid-19) é também momento de oportunidade para o Trabalho Temporário. Empregadores de diversos setores buscam a contratação de mão de obra temporária para atender demandas urgentes e emergenciais. Esse movimento é facilmente observado especialmente na indústria e na prestação de serviços.
Fabricantes de álcool gel, fabricantes de máscaras protetoras e de remédios já ampliaram seus quadros e estão trabalhando em ritmo frenético para atender uma demanda global a procura de seus produtos. Em Ibaté (SP), uma indústria de álcool gel está trabalhando 24 horas/dia utilizando novas contratações, a grande maioria por meio de contratos temporários.
Na saúde, a necessidade de ampliar o quadro de profissionais para atendimento ao público é uma realidade. Nos últimos dias, o Ministério da Saúde reforçou a capacidade assistencial da Atenção Primária durante o período de grande emergência do coronavírus, abrindo mais de 5,8 mil vagas em caráter temporário para médicos com CRM brasileiro. O objetivo é alcançar 40 milhões de brasileiros.
Nesse contexto, os empresários estão ancorados na Lei 6.019/74 que regula o trabalho temporário. É um mecanismo de atendimento às necessidades oriundas de um fator imprevisível, como é o caso da pandemia do Covid-19. “Estamos num momento em que essa demanda complementar de serviços exige um esforço de todos. A contratação temporária é a alternativa eficaz, já que permite ao empregador utilizar da substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços”, explica o vice-presidente da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) e presidente da Employer, Marcos de Abreu.
Segundo Abreu, outro setor beneficiado com as contratações temporárias é o agronegócio, que viu demanda subir 18% neste mês, em relação ao mesmo período em 2019. “Com o afastamento dos empregados em zona de riscos o Trabalho Temporário ganhou a vaga de substituição”, destaca.
Outro aspecto positivo da contratação temporária no atual cenário está nos casos de afastamento de diversos empregados ao mesmo tempo, o empregador pode vir a substituir toda a mão de obra com a contratação temporária.
Employer – Tudo do RH