A última semana do verão 2020 será com altas temperaturas e pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo. O outono começa oficialmente no dia 20 de março, sexta-feira, às 0h50. O calor estimula a formação das nuvens carregadas pelo estado, mas uma frente fria vai aumentar as condições para chuva no fim da semana.
Calor
A temperatura passa dos 30°C nesta segunda-feira na cidade de São Paulo e também no litoral e pelo interior do estado, o calor chega nos 36°C. Porém, não há expectativa de recorde de calor na capital.
Confira as maiores temperaturas registradas no domingo, 15 de março, no estado de São Paulo, de acordo com o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia
Local
T max 5/3/2020 (°C)
Valparaíso
36,2
Lins
36,0
Barretos
36,0
Rancharia
35,4
Votuporanga
35,3
Dracena
35,2
Tupã
35,0
Barra Bonita
35,0
Presidente Prudente
34,8
Ourinhos
34,8
Sol e pancadas de chuva
A última segunda-feira do verão 2020 é com sol, calor e aumento da nebulosidade no decorrer do dia no estado de São Paulo.Tem previsão também de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite , mas que ocorrem em pequenas áreas. Nem todas as regiões da capital ou da Grande São Paulo terão chuva, apesar do aumento da nebulosidade .
Embora a chuva não seja generalizada, não dá para descartar a chance de chuva moderada a forte, inclusive na Grande São Paulo.
Semana termina com frente fria
A virada do verão para o outono será com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. A função desta frente fria será a de facilitar a formação de áreas de instabilidade sobre São Paulo. Não há previsão de queda da temperatura no estado por causa desta frente fria. A semana vai terminar só menos quente, mas abafada.
Chuva do domingo, 15, na cidade de São Paulo
O calor formou as nuvens carregadas sobre a cidade e São Paulo que provocaram fortes pancadas de chuva pela cidade, principalmente entre 17 horas e 20 horas. A região do Sumarezinho registrou pequenos granizos.
O INMET registrou 31,7°C de temperatura máxima no Mirante de Santana.
O CGE registrou 10 alagamentos, sendo 7 intransitáveis, dos quais 6 ocorreram na zona leste
Confira os maiores volumes de chuva registrados pelo CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura.
Sé – CGE: 16,0 mm
Lapa: 15,4 mm
São Mateus: 10,6 mm
Vila Maria/Vila Guilherme: 10,0 mm
Os demais locais de medição registraram menos de 10 mm.