A Fiscalização de Posturas da Prefeitura do Município de Guaíra contabilizou em abril deste ano o total de 1.074 novas calçadas construídas pelos donos de terrenos e residências, que antes estavam sem calçada e muitos estavam com mato alto no lugar do passeio. Este número agora será atualizado.
Desde abril de 2017 a cidade percebeu um número crescente de pessoas atendendo ao chamado da Prefeitura e construindo sua calçada, o que por sua vez gerou oportunidade de trabalho a pedreiros e serventes, gerando renda aos profissionais do ramo da construção civil.
Outro seguimento que também se beneficiou do cumprimento da lei municipal nº 2432/2010 foi o setor de comércio de materiais de construção, com as vendas de cimento, areia, pedra e concreto.
A Prefeitura orienta aos contribuintes notificados a sempre negociar diretamente com seu pedreiro de confiança e com lojas de materiais de construção, pois o mercado oferece variações de preço.
De acordo com dados da fiscalização municipal, o total de imóveis notificados foi de 1.413, sendo que a verificação acontece agora em virtude do término do novo prazo dado pela Prefeitura, porém pessoas que já pediram ampliação dos prazos serão atendidas sem risco de autuações.
As calçadas podem ser concretadas, mas deve-se evitar excesso de massa no pavimento. A melhor forma de facilitar a absorção da água da chuva é criar áreas de infiltração, com gramados ou conjugadas aos elementos drenantes de passeios, as chamadas “calçadas ecológicas”, que servem de esponjas verdes, garantindo, assim, a absorção da água e contínuo reabastecimento dos mananciais.
Construir a calçada é medida que cria uma melhor mobilidade para o cidadão e ajuda a melhorar o aspecto e limpeza dos bairros, além de atender aos anseios do Conselho de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, Conselho de Defesa dos Direitos dos Idosos e presidentes de Associações de Bairros.