Banhos muito quentes e o uso de produtos que tenham álcool na composição devem ser evitados
A mudança do clima é um período de grande preocupação com os resfriados e gripes. Mas e a nossa pele? Como devemos cuidar? Quando surgem alterações na temperatura e na umidade do ar, a pele é afetada e pode ficar mais seca, principalmente na área do rosto e das mãos.
A dermatologista Fernanda Seabra, da Aliança Instituto de Oncologia, tem várias dicas para manter a pele com saúde nos dias mais frios.
Para começar a rotina de cuidados, o protetor solar deve ser um aliado diário. “Além de proteger a nossa pele dos efeitos adversos dos raios ultravioletas, principalmente o câncer de pele, o protetor solar age também contra o ressecamento.
Fórmulas com ingredientes hidratantes e FPS ajudam na hidratação cutânea, seu uso deve ser feito a cada 3 horas, mesmo em dias nublados”, ressalta.
Ela explica que a pele seca, ainda mais que a oleosa, precisa de cuidados constantes. “A peca seca é sensível, áspera, menos elástica e sofre com mais facilidade irritações externas, como o clima.
Para restaurar o equilíbrio da hidratação, a pele seca precisa de cuidados certos, com cremes faciais, óleos vegetais e substâncias que contenham afinidade com a água. Elas ajudam a barreira cutânea, preservam a umidade e o viço da pele”, pontua Fernanda.
A dermatologista acrescenta que o envelhecimento também está entre as causas da pele seca. “À medida que envelhecemos, nossas glândulas trabalham em um ritmo mais lento, deixando a nossa pele com menor quantidade de óleo e umidade, facilitando o aparecimento de rugas.
Desse modo, quanto mais velhos ficamos, mais seca é a nossa pele”, destaca.
Confira dicas da dermatologista para manter a pele hidratada
1. Evite tomar banhos prolongados e com água muito quente, a temperatura não deve estar acima de 38 °C;
2. Evite usar de produtos como tônicos e sabonetes que contenham álcool, eles dissolvem os óleos naturais da pele;
3. A limpeza do rosto deve ser feita com delicadeza! Evite o uso excessivo de esfoliantes, eles podem ser agressivos e ressecar a pele ainda mais. Não use bucha na limpeza;
4. Evite exposição excessiva ao sol;
5. Tenha uma dieta equilibrada, se hidrate adequadamente: beba água! Durma cedo: sono é um elemento importante na saúde da pele;
6. A água é um elemento essencial para se ter uma pele hidratada, sempre lave o rosto antes de usar o hidratante, e aplique-o com a pele ainda úmida. Isso ajuda a absorver mais a água;
7. Utilize loções de limpeza hidratantes e aplique creme hidratante após a limpeza. Massageie o creme na sua pele, isso estimulará a produção de óleos naturais.