São Paulo, 25 de junho de 2018 – No inverno, filhotes e cães idosos podem sofrer mais com a queda da temperatura e têm maiores chances de contrair doenças comuns dessa época, como a tosse dos canis. Por isso, para mantê-los saudáveis, os tutores devem estar atentos a alguns cuidados. O médico veterinário Ricardo Cabral, da Virbac, dá sete dicas para mantê-los saudáveis no inverno:
1. Alimentação
Uma dieta nutritiva e bem equilibrada é fundamental para garantir a saúde do pet. Um cão bem alimentado tem maior imunidade e, com isso, a chance de que ele adoeça é menor. Mas, muita atenção: qualidade não é quantidade. Se exageramos na alimentação, levamos o cão ao sobrepeso, o que pode causar problemas cardiovasculares e na coluna. Na dúvida, consulte um médico veterinário para que ele indique a quantidade correta.
2. Local de dormir
Se o animal dorme do lado de fora da casa, procure protegê-lo, mantendo-o longe da umidade, da chuva e do frio. O ideal é ele permaneça abrigado.
3. Passeios
Evite mudanças bruscas de temperatura. Na medida do possível, planeje os passeios em horários em que as temperaturas estejam um pouco mais altas. Se isso não for possível, reduza o tempo. Filhotes e cães de pelo curto costumam sentir mais frio, portanto, se notar que estão tremendo, aqueça-os com roupas quentes.
4. Exercícios
A prática de atividades físicas é fundamental para garantir o bem-estar do animal. Procure brincar com o cão dentro de casa, para que possa gastar a energia acumulada.
5. Escovação
Escove o pet, pelo menos, três vezes por semana. No frio, eles costumam se lamber mais e, com isso, provocar lesões na pele.
6. Banho e tosa
Escolha a hora mais quente do dia, use água morna e secador. Não esqueça de proteger bem as orelhas. Se o cão faz atividades regulares e não tem problemas de saúde, pode manter a frequência da tosa. Caso contrário, dê preferência para a tosa higiênica.
7. Vacinação
As doenças respiratórias são mais frequentes nesta época do ano. Consulte o médico veterinário sobre as vacinas sazonais que podem ajudar na prevenção desse problema.
Sobre a Virbac
Fundada na França em 1968 pelo médico veterinário Dr. Pierre Richard Dick, a Virbac ocupa hoje a 7ª posição no ranking mundial das companhias farmacêuticas veterinárias. Transformou-se em marca de referência no mercado veterinário global devido a uma grande linha de produtos biológicos e farmacêuticos que previnem e combatem as principais patologias dos animais domésticos e de criação, com destaque para a linha de produtos dermatológicos, líderes mundiais de vendas. A Virbac está presente em mais de 100 países com produtos e serviços que trazem, juntos, qualidade, eficácia e facilidade de utilização a todos os envolvidos no cuidado animal. Site: www.virbac.com.br