“Família é família, os negócios à parte”. Esse ditado faz muito sentido para alguns empreendedores que preferem não misturar o trabalho com a vida pessoal, porém não é o caso da empreendedora Luzia Costa, que há 21 anos conta com seu marido e parceiro Renato Júlio para todas as decisões da sua trajetória empreendedora.
“Estamos há 19 anos casados e desde meu primeiro negócio, sempre tive o apoio do Renato. Afirmo que é essencial todo esse companheirismo no casamento, ter um parceiro que motiva e me inspira”, completa.
Mas para essa parceria de sucesso dar certo e render bons frutos como a história da Luzia e Renato, que estão a frente do Grupo Cetro, detentor das marcas Sóbrancelhas e Beryllos, é necessário se atentar alguns pontos para que as relações profissionais e pessoais se alinhem e tragam apenas bons frutos. Confira as dicas da Luzia Costa:
1. Equilíbrio entre o profissional e pessoal
Deixe o trabalho apenas no ambiente empresarial! Seria o ideal, porém sabemos que o dia a dia não funciona assim e que é difícil se desligar totalmente de assuntos profissionais quando estão em casa.
Por isso, busque um equilíbrio. Evite utilizar o celular para resolver algo ligado ao trabalho e responder e-mails quando estão no momento a dois. Vale desabafar ou até mesmo comentar temas do seu dia, mas não esqueça de utilizar seu tempo para curtir o relacionamento. Viajem, façam alguns passeios, assistam um filme juntos, mas se desliguem por umas horas dos assuntos profissionais.
2. Aproveite as qualidades do (a) parceiro (a)
Você mais do que ninguém conhece as experiências e habilidades do seu marido/esposa e pode usar os pontos fortes a favor dos negócios. Por exemplo, se você tem mais flexibilidade com pessoas, administre os funcionários. Se o seu parceiro é melhor com números, deixe o setor financeiro com ele. É muito importante saber separar as responsabilidades para evitar conflitos na gestão do negócio e no relacionamento pessoal.
3. Definam os mesmos objetivos
Para qualquer relacionamento, os objetivos precisam ser iguais para o sucesso. Por isso, se planejem juntos sobre os passos da empresa, metas pessoais, entre outros temas importantes. Entrem em consenso e trabalhem juntos como um time, e auxiliem um ao outro nas decisões.
4. Esqueça as discussões pessoais
Todo casal pode passar por momentos de desentendimentos, e isso não pode atrapalhar o andamento do trabalho, principalmente quando trabalham juntos. Por isso, lembre-se sempre que além de marido/esposa, vocês são colegas profissionais e é necessário saber lidar da mesma forma que lidaria com outros colaboradores. E claro, jamais discutir ou misturar assuntos pessoais na frente de outros colegas. Vale lembrar que os gestos de carinhos no ambiente de trabalho também devem ser evitados.