O banho é um momento muito gostoso, de troca de carinho e afeto entre o bebê e a pessoa que está com ele.
Porém, é bem comum pais, familiares e cuidadores terem algumas dúvidas sobre os cuidados que precisam tomar para evitar qualquer tipo de acidente nessa hora.
Por isso, a Criança Segura preparou algumas dicas para te ajudar a garantir a segurança dos bebês na hora do banho. Confira.
Nunca deixe o bebê sozinho na banheira
Nunca, por motivo algum, deixe a criança sozinha na banheira, no balde ou no chuveiro sem supervisão, nem por um segundo! Se precisar sair do local onde está dando o banho no bebê, chame outra pessoa para segurá-la ou tire a criança da água.
O afogamento é um acidente rápido e silencioso. Cerca de dez segundos são suficientes para que a criança dentro da banheira fique submersa. Em dois minutos submersa, a criança perde a consciência e, entre quatro e seis minutos sem respirar, pode ficar com danos neurológicos permanentes.
Separe tudo o que você vai precisar
Antes de começar a dar banho no bebê, deixe tudo o que você vai precisar já preparado e ao alcance de sua mão, como toalha, shampoo, brinquedos etc. Dessa forma, você evita ter que se virar ou sair do local onde está dando o banho e, assim, não deixa o bebê desprotegido.
Teste a temperatura da água do banho do bebê
A pele do bebê é mais fina e sensível que a dos adultos, por isso use sempre água morna para o banho.
Antes de colocar o bebê na água, verifique sua temperatura imergindo a mão na banheira e a movimentando por toda a sua extensão para ter certeza que não há nenhum ponto muito quente. Se preferir, use um termômetro e certifique-se que a temperatura está entre os 35°C e 37°C.
Para ajustar a temperatura, comece colocando a água fria na banheira e depois vá acrescentando a quente aos poucos. Você não precisa encher completamente a banheira, apenas o suficiente para cobrir as pernas do bebê (cerca de 5 dedos de água).
Dicas extras
– Certifique-se que a superfície onde será dado o banho seja firme e forte o suficiente para aguentar o peso da banheira e do bebê;
– Não dê banho nas crianças em pias ou tanques. Eles podem se desprender da parede e ferir gravemente os pequenos;
– Para evitar quedas e escorregões, seja na banheira ou no chuveiro, você pode usar tapetes antiderrapantes. No box, se desejar, instale barras de apoio para que a criança – quando for maiorzinha – possa se segurar e ter mais autonomia durante o banho;
– Certifique-se de que todos os produtos de higiene e remédios que são armazenados no local onde você dá banho nas crianças estejam fechados e fora do alcance do delas. Tire também todos os aparelhos elétricos do ambiente e os afaste do lugar em que o bebê irá tomar banho;
– Após o banho, esvazie completamente a banheira e a guarde virada para baixo e longe do alcance das crianças.
Quer ficar por dentro das novidades da Criança Segura? Assine nosso Boletim e não perca nenhum conteúdo que rola por aqui.