No feriado do Dia Internacional do Trabalho os guairenses têm uma excelente opção de entretenimento. Organizado pelo Fundo Social de Solidariedade ocorre o Torneio “Pesca Solidária”, um evento com viés filantrópico cuja inscrição é um quilo de alimento não perecível (exceto fubá e sal) que será incrementado com uma ação preventiva de saúde.
Numa parceria do Lions Clube, Uniodonto de Jaboticabal e Fundo Social do Município serão ofertados à população exames preventivos de câncer bucal, além de orientação sobre os cuidados para uma boa saúde da boca.
Os pescadores devem ficar atentos porque as inscrições tem ser feitas antecipadamente no Fundo Social, em horário de expediente, mediante a doação dos alimentos. O Fundo funciona na rua 20 esquina com a avenida 9, no prédio da antiga escola Ouro Branco. Os itens arrecadados serão destinados a entidades assistenciais do município.
O torneio “Pesca Solidária” é realizado pela Prefeitura, com toda mobilização do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira dama, Elaine Olivério Lelis, com suporte da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Um resgate de eventos tradicionais, mas destacando o caráter social, que norteia os projetos de governo do prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis.
PESCA PROIBIDA
Para melhor aclimatação dos peixes, apurando os quesitos de julgamento da habilidade dos pescadores, durante o período das 12h de 27 abril até às 10h do dia 1º de maio a pesca ficará proibida no Lago Maracá.
O decreto restringindo a pescaria, Decreto nº 5.121 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município no dia 11 de abril. A fiscalização para coibir o descumprimento das normas estará a cargo da Guarda Civil Municipal.
Foram adquiridos pela administração municipal 3 mil quilos de peixes das espécies: tilápia, pacu e patinga, que serão dispersados no lago, para que no dia do torneio os bons de pesca possam disputar os prêmios doados pelo comércio e levar bons exemplares para alimentação.
AMBULANTES
Outra importante informação é com relação ao comércio ambulante. Os comerciantes interessados em trabalhar no dia torneio, devem procurar com antecedência a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, localizada no Ganha Tempo “Antonio de Jesus Marques”, para fazerem seus cadastros.
O Torneio “Pesca Solidária”, terá início às 10h do dia 1º de maio seguindo até as 16h do mesmo dia. As premiações serão por peso e não por quantidade de peixes.
O primeiro colocado ganhará um motor elétrico para barco, oferecido pela Casa do Pescador; o segundo colocado ganhará um conjunto de vara e carretilha, oferecido pela NS Variedades; e o terceiro colocado ganhará uma vara com molinete, oferecida pela Casa de Pesca “Douradão”.
O responsável pela captura do maior peixe, ou seja, o exemplar receberá um prêmio de R$ 100,00, oferecido pelo empresário Mamed Hamadan. Durante todo o dia, serão distribuídos brindes aos participantes do Torneio.