A Escola Municipal Padre Mário Lano foi a campeã da primeira rodada da Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações que o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e o Governo do Estado promoveram no sábado e domingo, dias 17 e 18 de setembro no Complexo Poliesportivo Ramize Elias, em Guaíra.
Os jogos são realizados por meio da Lei Paulista de Incentivo Ao Esporte – LPIE com o patrocínio da Usina Santa Fé, Expresso Nepomuceno, Grupo Aguetoni e Rodotac Transportes, com o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra através da Secretaria de Educação e Esporte.
Os Jogos fazem parte das iniciativas do Programa Guaíra, Cidade que Educa e envolveram alunos de 7 a 11 anos de idade. Com o calor dos torcedores nas arquibancadas e os termômetros subindo, o nome Inverno para a Etapa não corresponde a verdadeira temperatura dos jogos.
Mais de 180 alunos do Ensino Fundamental I das escolas públicas (municipais e staduais) e particulares como a Educação Profissional Irum Curumim, Ana Lelis Santana, Professora Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto, Padre Mário Lano, Francisco Gomes de Sousa e Professora Vera Lúcia Vitali disputaram as cinco modalidades do campeonato: Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Atletismo e Judô.
As competições aconteceram com a casa cheia, no sábado nos períodos da anhã e da tarde e foram finalizados no domingo ao meio dia. Nos dias 24 e 25 de seembro, sábado e domingo, acontecerão as novas rodadas da competição, com a participação de alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio das Escolas Irum Curumim, Colégio Santa Luz, Ana Lelis Santana, Enoch Garcia Leal, Professora Dalva Lelis Garcia Prado e Zezinho Portugal, que vão disputar a liderança no Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Atletismo e Judô, também no Complexo Poliesportivo Ramize Elias. Os jogos acontecerão no sábado das 8 às 12 horas e das 13h30 às 18h e no domingo inicia -se 8 h e tem término previsto para as 12 horas com a entrega de medalhas e troféus.
Pais e mães, professores, comissão técnica deram as mãos e um exemplo de união pela realização dos jogos. “Como guairense, fiquei extremamente orgulhosa pelo protagonismo dos professores de Educação Física das escolas participantes, Ceals – Gislene (a Gina) Fátima de Oliveira, Professora Escola Padre Mário Lano – Marlene Aparecida G. Abreu, Professor Escola Vicencina – Júlio Bruno Neto, Professor Escola Vera Vitali – Leandro Peroni e a Professora da Escola Irum Curumim – Tailara da Silva Maciel . Juntamente com seus alunos, esses professores são os verdadeiros campeões por toda a persistência, aceitação, determinação, apoio aos jovens, tornando realidade o sonho de realizar os Jogos Abertos. Foi determinante o papel dos professores de Educação Física.”, salienta a diretora do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
“Os Jogos Abertos vêm para provar que o esporte que socializa, oportuniza a troca, a convivência. Perder ou ganhar a competição tem menos importância do que participar deste movimento.”, destaca o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.
“Hoje, há dois momentos pra contar sobre a Educação Física Escolar de Guaíra. Uma pré e outra pós Jogos Abertos das Estações. Hoje o aluno pede ao professor pra treinar, está motivado nas aulas de Educação Física. O professor, inclusive os de sala de aula, têm uma ferramenta a mais para cobrar o aluno, porque é muito clara a felicidade dessas 200 crianças em quadra. Deixo aqui o meu muito obrigado e um parabéns de coração pra toda equipe, seja ela da organização, arbitragem, professores, escolas e colaboradores.”, afirmou o professor Danilo Oliveira.
Classificação das Escolas:
Padre Mario Lano – 76 Pontos
Professora Vera Lúcia Vitali – 67 Pontos
Francisco Gomes de Sousa – 50 Pontos
Professora Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto – 44 Pontos
Ana Lelis Santana – 42 Pontos
Irum Curumim – 35 Pontos