Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) com apoio do Conselho Estadual da Condição Feminina, a 2ª Conferencia de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Guaíra está marcada para ocorrer na noite de 10 de setembro no Centro de Lazer, a partir das 18:30 horas.
O objetivo do simpósio é fortalecer as políticas públicas para as mulheres, debater e decidir as prioridades no município para a efetivação de igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades apontando os avanços e desafios.
Com a participação do prefeito, Sérgio de Mello e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Alves dos Santos Mello , o encontro promove a interação de outras pastas da administração pública. São coadjuvantes da conferência a Assistência Social, Cultura, Esportes, Guarda Municipal, Fundo Social, Educação, Saúde, Secretaria de Desenvolvimento, Parques e Jardins e setor Jurídico.
Palestras e debates permeiam a conferência com temas e eixos que tencionam implantar e expandir ações perenes que promovam a igualdade entre homens e mulheres.
A Dra. Rosmary Correa, que é Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, falará sobre os avanços e desafios que deverão ser elencados na 2ª Conferência Municipal de Guaíra.
O evento já começou a ser preparado com a execução de pré-conferências que geraram material base para iniciar as argumentações do encontro.
Foram chamados a propor ideias nas pré-conferências o poder público e sociedade civil. O poder público mobilizou a Assistência Social com os seus setores: CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – , Núcleo Cads, DGB; ainda participaram Coordenadoria de Cultura; Secretaria de Educação; Diretoria de Esporte; Fundo Social de Solidariedade, com os projetos Escola da Moda, Escola da Beleza, Padaria Artesanal e Curso de Gestantes; Secretaria de Saúde; Guarda Municipal; as entidades de Guaíra, vereadoras e Delegacia da Mulher.
O tema da 4ª Conferência Nacional de políticas para as Mulheres deste ano será:
“Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”.
Os debates e composição de propostas são lastreados por 4 eixos:
Eixo 1: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da Igualdade de Direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade ne especificidades: avanços e desafios.
Eixo 2: As estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal , estadual e federal: avanços e desafios.
Eixo 3: Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações.
Eixo 4: Sistema Nacional de Politicas para as Mulheres : Subsídios e recomendações.
Depois das discussões ocorre a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos e a seleção das candidatas a delegadas e suplentes que participarão da Conferência Estadual da Condição Feminina.