Museu que conta a história do peão boiadeiro e também da Festa do Peão de Barretos atrai turistas do mundo inteiro
O Parque do Peão é um dos pontos turísticos de Barretos. O complexo com mais de 2 milhões de metros quadrados atrai visitantes o ano inteiro. Turistas que nunca estiveram no local ficam encantados com a grandiosidade do espaço que recebe o maior rodeio da América Latina.
Entre as opções de atração para este público, fora do período de eventos, está o Memorial do Peão, museu que conta a história da fundação da Associação Os Independentes, da Festa do Peão de Barretos e também dos peões boiadeiros que desbravaram o país tocando boiadas pelas estradas em terra. São painéis, utensílios que eram carregados nas “traias”, fotos que mostram a construção do estádio de rodeios e da estrutura do Parque do Peão, e uma grande diversidade de objetos que remetem ao início do rodeio no Brasil e em Barretos.
Em 2014 o Memorial recebeu 37.107 visitas, sendo 36.350 brasileiros e 757 estrangeiros. Passaram por lá turistas de 1.383 cidades de 25 estados brasileiros e também de 79 cidades de 22 países. Desde sua fundação, em outubro de 2005, até dezembro de 2014 o museu recebeu 222.285 visitantes.
O Memorial do Peão fica aberto de terça a domingo e no mês de fevereiro o horário de funcionamento será das 9h às 17h. Outras informações no site www.independentes.com.br