Maior terremoto já causado pelo som aconteceu no Parque do Peão
O Insane Sound, encontro de veículos com som automotivo, realizado neste final de semana no Parque do Peão, em Barretos/SP, quebrou o recorde mundial de maior terremoto causado pelo som. No domingo, dia 28, com a presença do juiz da Guinness World Records, Mike Janela, foi registrada pelo sismógrafo a marca de 6,985 mm/seg, o equivalente a um terremoto de pequena magnitude. O tremor pode ser comparado também à explosão de 400 kg de explosivos.
Carretas e caminhonetes que chegam a carregar equipamentos com até 1 milhão de watts de potência se reuniram próximo à feira comercial do Parque e tocaram a mesma música ao mesmo tempo por 10 minutos para que o aparelho sismógrafo medisse o tremor.
O recorde será publicado no site www.guinnessworldrecords.com na terça-feira, dia 30, e na edição de 2015 do Guinness Book. O organizador do Insane Sound, Daniel Boner, agradeceu a parceria da Associação Os Independentes e comemorou a conquista. “Muita gente falou que seria impossível superar a marca do registro anterior que aconteceu no Reino Unido, mas nós conseguimos aqui no Brasil e o melhor, no interior. Estamos muito felizes e realizados”, declarou.
Jerônimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, ressaltou que a Associação busca criar e possibilitar produtos turísticos para Barretos o ano todo. “Quem esteve no Insane Sound pode ver o tamanho do evento e a quantidade de empresas e fábricas que participaram. O Parque do Peão provou mais uma vez sua versatilidade em receber os mais diferentes perfis de eventos”, disse.