Depois de ser desfigurado pela administração anterior, com o total soterramento do teatro de arena, o parque Ademir Jovanini Augusto deve voltar a ser um dos marcos arquitetônico e urbanístico da região. O prefeito Sérgio de Mello confirmou sexta feira, dia 10, uma emenda no orçamento da União do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR) que destinou R$ 300 mil para a reconstrução do teatro de arena do parque de exposições que foi aterrado pela gestão anterior, para oferecer mais espaços parta os bretes da festa do peão. A emenda foi intermediada pelo deputado estadual Edinho Silva (PT) e muito comemorada pelo prefeito, Sérgio que tem como compromisso com a população a retomada do projeto original para o parque ecológico Maracá e seu anexo o parque Ademir Jovanini Augusto.
Mais do que escavar os milhares de metros cúbicos de terra que transformaram o teatro de arena em arena de rodeio, o Paço já está promovendo um debate cultural e arquitetônico com figuras ligada ao projeto inicial, no intento de dar ao novo espaço público uma concepção de teatro de arena grego. Um projeto que privilegie a estética da obra e especialmente a acústica, que nos similares da Grécia antiga, tinham condições de executar espetáculos para um público de centenas sem a necessidade da amplificação eletrônica.
“Temos que valorizar nosso patrimônio cultural. Um parque que tem a assinatura de um arquiteto-paisagista de vulto internacional como Burle Marx tem que ser resgatado e o parque de exposições Ademir Jovanini Augusto faz parte do complexo do parque ecológico que é motivo de orgulho para os guairenses”, declarou, Sérgio de Mello, que tem projetos de incrementar o parque, transformando-o em um verdadeiro espaço para entretenimento, convivência social e difusão de cultura.
fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura do Município de Guaíra-SP