Na tarde de segunda feira, dia 29, o prefeito, Sérgio de Mello, a secretária municipal de Justiça, Dra. Gislene Aparecida da Silva Muniz e o presidente da OAB, Dr. Luiz Roberto Bonjorno apresentaram para a juíza da comarca, Dra. Renata Carolina Nicodemos Andrade e o juiz diretor da 8ª Região, Dr. Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues os mapas com a nova área destinada a construção do novo fórum de Guaíra.
A nova área apresentada pelo prefeito para o representante do Tribunal de Justiça do Estado possui 22.218 m2. Uma gleba institucional (já de propriedade do município) entre os bairros: Palmares, Muraishi e Nobre Ville a qual o Dr. Paulo Sérgio considerou como ideal para a construção de um novo complexo para o Poder Judiciário em Guaíra.
O magistrado informou que o Tribunal necessita de pelo menos 10 mil m2 para construir seu novo formato de prédio. Uma arquitetura que permite a ampliação e a congregação e módulos para outros departamentos ligados à justiça, como a Casa do Advogado, Ministério Público, Vara do Trabalho e Procuradoria Jurídica.
A tendência do Tribunal do Estado é centralizar os equipamentos da Justiça objetivando facilitar o acesso para todos os usuários, seja o pessoal ligado às carreiras jurídicas, como para o público em geral. “Esta nova tendência arquitetônica do Tribunal é para evitar o vai e vem improdutivo”, ressaltou Dr. Paulo Sérgio.
Com a construção de um novo fórum, o prédio antigo, inaugurado na década de 1960, será cedido para o município quem pode usá-lo da forma que for mais conveniente.
O terreno apresentado anteriormente para a construção do fórum no bairro Campos Elíseos foi considerado inadequado pela maioria dos advogados da comarca. A intenção do prefeito, Sérgio de Mello é construir naquele local o ‘Quarteirão da Saúde’, um complexo de unidades voltado ao atendimento médico da rede pública.
Agora o gleba do novo fórum passa pelos procedimentos de engenharia e tramites cartorários para que seja apresentada para a apreciação e votação de sua doação pela Câmara dos Vereadores.