Pular para o conteúdo

Frente fria provoca temporais no Sudeste nos próximos dias

A passagem de uma grande e forte frente fria irá provocar temporais sobre áreas do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias.

No sábado (19), com o avanço deste sistema, pancadas de chuva são esperadas no período da tarde no centro sul e leste de São Paulo e também no centro sul do Rio de Janeiro, inclusive sobre as capitais desses estados. No litoral paulista, há risco de temporais e chuva volumosa.

No domingo (20), a chuva vai se espalhar mais e atinge todo o interior de São Paulo, no Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, sul de Minas e Zona da Mata. Nesses locais, ocorrem períodos de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios e ventania. Durante o período da noite, a chuva deve avançar para a Grande Belo Horizonte. Além disso, as temperaturas vão cair de forma muito expressiva, especialmente sobre o leste paulista.

Na segunda-feira (21), há risco de temporais no estado do Rio de Janeiro, no centro-sul e leste de Minas Gerais e no centro-sul capixaba, incluindo Vitória e Belo Horizonte.

Em todos esses dias, as rajadas de vento mais intensas variam de 50 a 70 km/h.

Primavera começa com chuva no Sudeste

Na terça (22), o avanço de novas áreas de instabilidade para o estado de São Paulo vai favorecer a intensificação da chuva novamente na faixa leste, incluindo a capital. Também há risco de chuva forte/volumosa e ventania no estado do Rio de Janeiro, centro-sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo.

A Primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro de 2020, às 10h31 (horário de Brasília).

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.